Conecte-se conosco

brasil

CELPA ALERTA SOBRE RISCOS DOS ACIDENTES ENVOLVENDO VEÍCULOS AUTOMOTORES QUE COLIDEM COM POSTES DE ENERGIA

Publicado

Em

No ano passado, a Celpa registrou 803 casos de postes que tiveram que ser substituídos ou recompostos após o choque com veículos em vias públicas. Só na Região Metropolitana de Belém, esse número chegou a 109 ocorrências. Nos dois primeiros meses de 2019 a concessionária já verificou 23 casos de abalroamento, como são denominados esses acidentes, sendo 13 só na capital paraense. A situação além de colocar em risco a vida de motoristas e passageiros, também causa danos à rede de distribuição e à população, porque muitas vezes ocorre interrupção do fornecimento de energia elétrica.
Os acidentes envolvendo veículos automotores que resultam em quebra de postes, acontecem principalmente por conta do excesso de velocidade e motoristas dirigindo sob efeito de álcool ou usando o telefone celular. O gerente de Manutenção da Celpa, Leonardo Eustáquio, faz o alerta para o período carnavalesco que se aproxima. “Geralmente acidentes desse porte costumam deixar milhares de pessoas sem energia devido as quedas dos postes. Além disso, os recursos utilizados para repor os postes de forma emergencial, poderiam ser empregados na ampliação das ações de melhoria da qualidade de energia. Então, sobretudo agora no Carnaval, é preciso ter atenção redobrada e jamais dirigir sob o efeito de álcool”, ressalta o gerente.
Quando há quebra de poste e rompimento de fiação, o custo de material e serviço é superior a R$ 4 mil. De acordo com o Artigo 927 do código civil, quem, por ato ilícito, causar danos a terceiros, fica obrigado a repará-lo. Dessa forma, o valor total dos reparos e os danos aos clientes devem ser pagos pelo motorista que podem ser acionados judicialmente, inclusive. Para evitar maiores transtornos a Celpa desenvolve ações educativas e constrói defensas no entorno de alguns postes, que tem como objetivo amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, ajudando a preservar a vida das pessoas que estão no veículo.
Em casos de acidentes ou até mesmo de postes inclinados com risco de queda é importante reforçar que as pessoas não se aproximem de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências dessa natureza, a concessionária orienta que a população entre em contato imediatamente pela Central de Atendimento da companhia, pelo número 0800 091 0196, que fica disponível 24 horas por dia.

Advertisement

Notícias mais lidas

Todos os direitos reservados © 2017 Grupo Pebinha Tudo de Bom Agência de Comunicação & Publicidade CNPJ: 29.001.067/0001-22.