Conecte-se conosco

Educação

Vai fazer Enem em 2018? Veja dicas de professores e prepare-se!

Publicado

Em

Faltam seis meses para o Enem 2018 e os professores afirmam que quem não deu início aos estudos ainda tem tempo para correr atrás do prejuízo.

Fazer seus próprios fichamentos e ficar ligado em materiais disponíveis na internet são duas das sugestões de quem atua na área. Veja as dicas para a prova deste ano.

1) Faça uma redação por semana

A seis meses da prova, os estudantes que ainda não começaram a estudar não devem pensar que tudo está perdido. Segundo professores, com planejamento é possível obter um ganho significativo de conhecimento até o dia do exame em novembro.

2) Faça seus materiais de apoio, como fichamentos

Para aproveitar o tempo até a realização do Enem, o diretor pedagógico do Colégio Alfa Cem Bilíngue, André Ferreira, sugere ainda que os estudantes confeccionem seus próprios materiais de apoio, como fichamentos.

3) Busque conteúdos extraclasse, como vídeos na internet e jornais

O professor indica que os alunos procurem conteúdos extraclasse, como vídeos na internet e notícias de jornal, frisando a importância de que os alunos estejam conectados ao que está acontecendo no mundo.

4) Diga aos seus pais como ele podem ajudar

É importante que os pais entendam a rotina de estudos do jovem e conheçam as características do Enem. O professor Eduardo Valladares, que comanda a disciplina de técnicas de estudo do Descomplica, explica o que os pais podem fazer para ajudar os filhos durante a preparação.

Para que a relação entre pai e filho favoreça o desempenho do estudante no Enem é importante ainda que haja uma relação de confiança. Valladares destaca que o aspecto emocional é um fator fundamental nessa equação.

5) Participe de grupos no Facebook ou em outras plataformas

Aluno ajuda aluno, dizem todos os professores. Então, é importante participar, por exemplo, de grupos no Facebook ou em outras plataformas voltadas para estudo.

6) Leia e releia as regras do exame

Fique atento às regras. Baixe o edital e leia todas as regras no site oficial. Questão polêmica no exame do ano passado, por exemplo, a regra que exigia dos candidatos respeito aos direitos humanos nas redações foi retirada no edital deste ano.

ATENÇÃO!

Desde 2013, o Enem exigia que os estudantes não desrespeitassem os direitos humanos, sob pena de nota zero, mas ano passado uma decisão judicial suspendeu essa regra. Ainda assim, o respeito aos direitos humanos é uma exigência da competência 5 da redação. Isso significa que, mesmo que o aluno não tenha a prova anulada, ele pode receber uma nota baixa nessa competência caso desrespeite os direitos humanos.

(Com informalçoes do portal Exame)

Advertisement

Notícias mais lidas

Todos os direitos reservados © 2017 Grupo Pebinha Tudo de Bom Agência de Comunicação & Publicidade CNPJ: 29.001.067/0001-22.